CONCEITO

A Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas nasceu em 2003, com base em pesquisa similar feita nos EUA pela NADA e voltada para o segmento autos.

No Brasil ela abrange cinco segmentos, a saber: Autos e Comerciais leves, Caminhões e Ônibus, Tratores, Motos e Implementos rodoviários.

Coordenada pela Scheuer Consultoria, com apoio da Central de Atendimento da FENABRAVE, a partir de 2013 a Pesquisa é realizada anualmente, mediante uso de questionário online.

As respostas são sempre englobadas e trabalhadas pelo sistema, de forma a assegurar sigilo absoluto quanto ao conteúdo das respostas individuais, sendo que a FENABRAVE tem o compromisso de somente divulgar resultados consolidados. As Associações de Marca participantes receberão o resultado consolidado desde que tenham, no mínimo, 5 matrizes participantes.

Como a Pesquisa é dirigida às matrizes, os respondentes, em sua maioria, são os Titulares, secundados por Gerentes.

A Pesquisa tem como objetivo avaliar a postura (atitude) dos Concessionários na condução do negócio em parceria com a Montadora. Ou seja, visa mensurar o grau de satisfação do concessionário com a capacidade de gerar resultado para seu negócio e cativar e fidelizar o cliente aos produtos da marca.

Para a Fenabrave a pesquisa serve de apoio a seu trabalho junto às instituições e aos diversos agentes sociais. Para as Associações de Marca, a identificação de pontos fortes e de pontos a melhorar orientará ações específicas de aprimoramento destes aspectos da parceria.


sobre o Conceito

sobre os Indices

sobre o Ranking


Indice

Índice de resposta indica o tamanho da amostra, ou seja, quantas concessionárias de marca específica ou de segmento (ex. caminhões) responderam o questionário. Na avaliação do índice de respostas, pode-se também ponderar o número de concessionárias, pessoas jurídicas independentes, representadas pelas matrizes participantes.

Índice de Valor resume a opinião dos concessionários de cada segmento sobre o valor total da concessionária. É baseado na média das respostas dadas às perguntas 1, 2 e 3.

Índice de Postura Geral resume opinião dos concessionários de cada segmento em assuntos específicos da montadora. É baseado na média das notas dadas às 25 perguntas da parte Geral


Ranking

Ranking Geral Autos: É formado pelo Índice de Postura Geral dos Concessionários de cada uma das Marcas do segmento Autos e Comerciais Leves .

Ranking Geral Caminhões: É formado pelo Índice de Postura Geral dos Concessionários de cada uma das Marcas do segmento Caminhões e Ônibus.

Ranking Geral Tratores: É formado pelo Índice de Postura Geral dos Concessionários de cada uma das Marcas do segmento Tratores e Máquinas Agrícolas.

Ranking Geral Motos: É formado pelo Índice de Postura Geral dos Concessionários de cada uma das Marcas do segmento Motos.

Ranking Geral Implementos: É formado pelo Índice de Postura Geral dos Concessionários de cada uma das Marcas do segmento Implementos Rodoviários.

Ranking Geral das Associações de Marca: Média das notas dadas pelos concessionários de cada marca aos tópicos da questão 26. Avalie sua Associação de Marca.


Quando os bons falam, a verdade sempre aparece!
Luiz Adelar Scheuer