CONCEITO
A Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com as Marcas nasceu em 2003, com base em pesquisa similar feita nos EUA pela NADA e voltada para o segmento autos.
No Brasil ela abrange cinco segmentos, a saber: Autos e Comerciais leves, Caminhões e Ônibus, Tratores, Motos e Implementos rodoviários.
Coordenada pela Scheuer Consultoria, com apoio da Central de Atendimento da FENABRAVE, a partir de 2013 a Pesquisa é realizada anualmente, mediante uso de questionário online.
As respostas são sempre englobadas e trabalhadas pelo sistema, de forma a assegurar sigilo absoluto quanto ao conteúdo das respostas individuais, sendo que a FENABRAVE tem o compromisso de somente divulgar resultados consolidados. As Associações de Marca participantes receberão o resultado consolidado desde que tenham, no mínimo, 5 matrizes participantes.
Como a Pesquisa é dirigida às matrizes, os respondentes, em sua maioria, são os Titulares, secundados por Gerentes.
A Pesquisa tem como objetivo avaliar a postura (atitude) dos Concessionários na condução do negócio em parceria com a Montadora. Ou seja, visa mensurar o grau de satisfação do concessionário com a capacidade de gerar resultado para seu negócio e cativar e fidelizar o cliente aos produtos da marca.
Para a Fenabrave a pesquisa serve de apoio a seu trabalho junto às instituições e aos diversos agentes sociais. Para as Associações de Marca, a identificação de pontos fortes e de pontos a melhorar orientará ações específicas de aprimoramento destes aspectos da parceria.